Nem todos os que dizem amar a Deus têm conseguido, de fato, manter a fé e o caráter de acordo com os padrões bíblicos. Uma das piores crises que vivemos hoje é a falta de integridade. Até mesmo no meio evangélico nos deparamos com pessoas agindo levianamente, quando deveriam adotar um estilo de vida diferente do que o mundo estabelece.
Deus deseja que possamos conduzir nossa vida em Cristo de forma plena, absoluta, sendo luz do mundo e sal da terra. É um erro considerar-se cristão sem viver, verdadeiramente, uma fé prática, capaz de transformar outros pelos nossos bons exemplos, fazendo com que, assim, conheçam Jesus.
A integridade é um dos principais atributos do cristão genuíno. Hoje, infelizmente, a grande maioria dos evangélicos vive de forma medíocre ou "normal", sem fazer a diferença na terra, por não conseguir adotar uma postura reta, íntegra.
Você quer ser identificado como seguidor de Cristo? Há uma receita para isso, extraída da vida do profeta Daniel (6.1-3). Em um dos momentos mais difíceis de sua vida, Daniel foi íntegro, reto. Apesar do decreto do rei, o profeta não deixou de ser fiel a Deus, mesmo correndo o risco de ser lançado na cova dos leões, o que terminou por acontecer.
Daniel conseguiu permanecer puro em meio à injustiça e à perversidade política da sua época, pois era orientado pelo próprio Senhor, que lhe dava revelações acerca dos governantes a quem o profeta entregava as suas mensagens. Seu caráter irrepreensível e a excelência de seu trabalho (Ez 14.14,20; 28.3) fizeram toda a diferença naquele período da história da humanidade.
De simples funcionário público, Daniel se transformou num sábio diplomata e foi uma grande bênção para os governos dos reis Nabucodonosor, Belsazar, Dario e Ciro. Ele soube comunicar-se e vencer desafios, trilhando uma carreira política brilhante, sem negligenciar os princípios divinos para uma vida espiritual saudável.
Uma pessoa íntegra como Daniel cumpre o que promete, pois é a palavra dela que está empenhada. Portanto, nós, cristãos convictos, firmes na fé, devemos ser fiéis ao que dizemos, para que as pessoas tenham certeza de que as promessas que fazemos se tornarão realidade. Cada vez que cumprimos nossa palavra, honramos a Deus!
Existem pessoas que um dia dizem uma coisa e, outro dia, dizem outra. Você não sabe se elas estão brincando, se estão falando a verdade ou se estão mentindo. O povo de Deus, para ser reconhecido como tal, tem de ter palavra, honrar o que diz. Em Mateus 5.37, está escrito algo a esse respeito, dito pelo próprio Senhor Jesus: Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna.
Quando é íntegro, o cristão assume seus erros, julga a si mesmo e analisa a sua vida para ver o que pode consertar. Se você for íntegro, olharão para você de forma diferente no trabalho, na vizinhança e na sociedade em que vive.
Quer ser um cristão autêntico? Então, arrependa-se, rejeite a corrupção e aja como Daniel.